17 de maio de 2008

As aparência (não) enganam


      Renato aos seus 13 anos, saiu com sua mãe para escolher seu presente de natal no dia 24. Os dois estavam no centro da cidade olhando vitrines e pesquisando o melhor presente. A mãe do garoto deparou-se com uma cena chocante e comentou com seu filho:

      -Olha lá Renato, que tristeza, acho que está com fome.

      Renato logo vê uma criança magra, roupas rasgadas e sujas, pedindo esmolas para comprar comida, ele responde:

      -Vamos dar uma comida pra ela mamãe?

      -Ela? Nem notei que era uma cachorra?

      Renato fica com um ponto de interrogação na cara:

      -Cachorra mamãe? É uma criança, acho que tem uns 7 anos.

      -E o que tem ela? Aposto que tem família. Usa essas roupas só para ganhar dinheiro nas ruas para comprar balinhas, eu estou triste é com aquele cachorrinho ali atrás, olhe como ele está magro.

      Renato ficou sem reação, seu coração ficou apertado com a menina, mas nada pode fazer e para alegrá-lo, seu presente de natal foi um cachorro magro, velho e sujo. No natal, enquanto dava banho em seu cachorro, Renato ouvia as notícias violentas e freqüentes da TV, mas dessa vez, algo lhe chamou a atenção, tratava-se de sua cidade:

      “Uma menina foi encontrada morta no centro da cidade de Apaguacica, médicos legistas confirmam a forte possibilidade de ter sido um estupro seguido de homicídio doloso. Não há suspeitos para o crime. A família da criança ainda não apareceu, pessoas dizem que ela nem ao menos tinha família e que pedia esmolas para sobreviver. Essa foi mais uma trágica notícia na sua TV Bra...”

      Renato desliga a TV. Renato sabia, viu a foto dela na TV, era a menina que pedia esmolas, sua mãe estava enganada, ela não tinha família, ele queria ajudar, mas, era tarde demais, não tinha como saber nem o nome da menina.
ddd

2 comentários:

  1. Renan, adorei o texto. Aborda um tema muito chocante né ;~
    Mas os meus não são poemas, e sim contos :)
    Eu gosto muito de contos e crônicas o/

    Beijãão :*

    ResponderExcluir