27 de janeiro de 2011

Flamengo X meu nome

     – Eu juro que troco de nome antes – foi a resposta de Vilson, vascaíno, três dias antes.
     Os amigos haviam perguntado pra ele por que ele não torcia pro Flamengo.
     – O Flamengo trouxe o Ronaldinho Gaúcho e o Vasco já perdeu pro Resende e pro Nova Iguaçu, cara.
     Vilson não torceria pro Flamengo, mas estava mesmo desanimado do Vasco. Quarta-feira, no dia e horário do jogo, ele foi dar uma volta num barzinho que nunca tinha ido. Os amigos não foram com ele, iam ver os jogos. Ele foi sem esperanças, pra se distrair um pouco,
                                          e chegando lá, o que ele encontra?

     Uma TV ligada no jogo do Flamengo. Por sorte, não havia muitos torcedores ali: apenas uns amigos numa mesa, um casal em outra e uma moça sozinha. Os olhares se cruzaram, depois de uma sucessiva troca de caras e bocas, ele foi até ela. Poucas palavras foram trocadas, ele nem tinha se apresentado, ela o convidou para acompanhá-la numa casa de amigos:
     – Eles vão ver um jogo, nem sei qual, eu não gosto muito.
     Nossa, era perfeito. Ele querendo se desprender do futebol e uma mulher linda se oferece para ajudá-lo. Nem pensou nas possibilidades. Devia ter pensado.

     Dois passos dentro da casa dos amigos da jovem e perguntam:
     – Qual o seu nome?
     – Roberto.
                                                   Promessa cumprida!

     Realmente, ele mudou de nome logo que viu aquele amontoado de flamenguistas bebendo, se abraçando e gritando. Porém a troca de nome parecia não ser o suficiente:
     – Não gosto muito de futebol – Ele dizia sempre que perguntavam pra que time ele torcia.
     No entanto, VilsonRoberto não conseguiu mais escapar, graças a uma boa dose de bom senso, vodka, limão e gelo. Naquela noite, ele fez parte do coro tão rubro-negro quanto as letrinhas abaixo:

MENGOOOO!

    No dia seguinte, ele acordou com uma ressaca, uma dor de cabeça que mais parecia um Maracanã lotado xingando o juíz. O celular dele toca, ele não reconhece o número, mas atende:
    – Oi, Roberto, sou eu, a Joyce.
    Putz, ele queria esquecer a noite passada, mas tinha gostado da moça:
   
– Joyce, eu tenho que te confessar duas coisas: meu nome não é Roberto, é Vilson…
    – Não tem probl…
    – e eu não torço pro Flamengo, eu sou Vascão desde criancinha.
    Falou com um orgulho que não sentia há anos. Ela não gostava de futebol, mas desligou o telefone logo que ele revelou. Flamenguista é flamenguista, pensou ele, mas eu com certeza sou vascaíno, ou não me chamo Vilson.

flamengo X meu nome

2 comentários:

  1. ieuahoiuehaiuheiuoahieuahoiuahoiue eu ri eoiauhouieahiuehaiuehaiueh apesar de eu nao gostar muito de futebol mas a historia me divertiu eaiouheoiuaheiauheiua abraços rop

    ResponderExcluir
  2. Agora que falasse, lembrei daquela tua camista de flamenguista que tu jura ser do Fred alguma coisa (não vou acertar escrever o nome dele)
    Valeu pelo comentário.

    ResponderExcluir