29 de maio de 2012

O Livro censurado


         PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS. Esse aviso tá no cinema, nos filmes, naquelas revistas, na TV e serve pra esse texto também.
            A censura é totalmente irreal: os jovens são proibidos de ouvir em um filme as palavras que eles usam - ou há alguém que fale mais palavrão do que um adolescentezinho? As revistas de mulher pelada são proibidas de vender para seu público mais fiel. Ou...
            Ou será que é a proibição que atrai os jovens? È claro que os cuequinhas de plantão gostam de ver fotos de mulher pelada, mas será que a proibição não aumenta a procura? O jovem adora tudo que é proibido e aí vem a minha sugestão.
            Devemos expandir a censura aos livros. Isso mesmo, um livro com uma cena de sexo ou um palavrão deveria conter uma faixa indicativa: Proibido para menores de 18 anos. Quem já leu O caçador de pipas, por exemplo, pode ter pensado em indicá-lo a um jovem, seu filho talvez. Nem deve ter percebido um palavrão nos primeiros capítulos. Um único palavrão em todo o livro. Se um adolescente recusar sua sugestão, da próxima vez pegue Pai, Filho, Filho, Pai do Moacyr Scliar e diga que ele não pode ler, que há coisas não recomendadas para menores de 18 anos. Em poucos dias ele vai esbravejar com você porque só tinha uma “merda” lá no livro e que as cenas de sexo nem eram explícitas, e se ele usar essa palavra é porque ele leu com bastante dedicação.
            Então, censurem os livros, assim, mais gente os lerá. E os professores poderão dizer: “tragam poesias para a próxima aula, mas aqui estão alguns autores proibidos”. Na mesma semana, terão moleques declamando MERDA E OURO de Leminski pelos corredores da escola (de cor!). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário